segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cozinhar Vale como Meditação



Ultimamente tenho experimentado uma sensação maravilhosa de descoberta dos aromas, gostos e cores dos temperos e alimentos, juntando um e outro de diversas formas para ter o prazer de saborear o resultado final.

Cozinhar é uma arte, e faz bem para os sentidos. A cozinha é um palco de transformações interessantes. Entra cru e sai cozido, assado, marinado. Combina-se a água e o fogo, o tempo e a temperatura, e mais a capacidade de fazer outras coisas sem se desligar da panela fervendo, da massa no forno. As mãos e os olhos conversam. O olfato fica alerta: é pelo cheiro que se conhece o ponto da comida. Todos os sentidos estão ligados. Permeando tudo, a sensação de prazer.

É isto que produz relaxamento: ocupar-se de pequenas coisas já sabidas, já vividas, que levarão a um resultado agradável.

E no fim, fazer comida inclui uma pequena lição de desapego: cozinhar é reverenciar a impermanência, tudo é feito do melhor modo para agradar à boca – e depois desaparecer dentro dela. Mas que se importa, se a cozinha está sempre lá?...rs

Dica da Rê: Use Açafrão nos pratos que levam arroz e frango, ele traz um sabor singular.
By Bons Fluidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário